ORCHIDACEAE

Acianthera tricarinata (Poepp. & Endl.) Pridgeon & M.W.Chase

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Acianthera tricarinata (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

125.811,985 Km2

AOO:

96,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre na Mata Atlântica, nos Estados do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná (Barros et al., 2011). Segundo Menini Neto (2005), a distribuição sugerida por Pabst e Dungs (1975) deve ser ampliada para incluir o estado de Minas Gerais, como também mostrado por Luer (2004). O mesmo autor ainda cita que a listagem do "Royal Botanic Gardens, Kew" através de www.kew.org/monocotChecklist, apresenta a distribuição da espécie para Equador, Bolívia e Peru.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?<i>Acianthera tricarinata </i>é uma espécie epifítica ocorrente em ambientes de Mata Atlântica nos Estados do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e possui uma extensão de ocorrência de 109.437,81 km². A espécie ocorre em várias Áreas de Preservação nos Estados onde se distribui. Apesarde ocorrer em áreas de interferência antrópica, esta ocorre emdiferentes tipos florestais e apresenta uma distribuição ampla. Destaforma, <i>A.</i> <i>tricarinata </i>é uma espécie Menospreocupante (LC). Porém, maiores estudos populacionais e de exploração poderãofuturamente levá-la a uma nova avaliação.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Mista (Barros; Rodrigues; Batista, 2009), Floresta Montana (Barberena 2010)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Erva epífita, cespitosa, declinada. Espécie de interior de Mata, sendo frequentemente encontrada em Matas Ciliares. No Parque Estadual de Ibitipoca é encontrada apenas no interior da Mata Grande, formando touceira em tronco de árvore de baixo porte, entre musgos e líquens (Menini Neto, 2005).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada Em Perigo (EN) na Lista vermelha da flora do Estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
Espécie ocorre em unidades de conservação, como no Parque Estadual de Ibitipoca (Menini Neto, 2005; Menini Neto; Forzza; Zappi, 2009) e no Parque Nacional de Itatiaia (Barberena, 2010)